Curiosidades Sobre o Border Collie


              Pais de origem: Grã-Bretanha.

         Considerado o cão mais inteligente do mundo e extremamente dócil, o BORDER COLLIE além de companheiro, aprende com muita facilidade os comandos, adora crianças e convive super bem com outros animais domésticos.

         É um cão rústico, forte e resistente. Praticamente livre de doenças hereditárias. Possui uma expectativa de vida que gira em torno de 14 anos.

           Um cuidado importante que devemos tomar, é a não utilização da medicação a base de ivermectina. A toxicidade desse medicamento causa segundo pesquisadores , uma mutação do gene MDR1. Este gene codifica uma P-glicoproteína que bombeia o medicamento para fora do cérebro, casando neurotoxicidade. A manifestação toxicológica em cães sensíveis compreende hipersalivação, ataxia, cegueira, comprometimento respiratório, coma e morte.
         Outro ponto importante que vale ressaltar é o cruzamento entre cães com pelagem merles, esse tipo de cruzamento (merle x merle)  não deve ser feito em hipótese alguma. A grande maioria dos cães merles são heterozigoto (Mm); isto é, só apresentam uma cópia do gen. Quando se faz um cruzamento merle x merle, terá uma ninhada onde uma parte (aprox.25%) dos filhotes serão homozigotos (MM). Existe uma grande quantidade de problemas de saúde causados por essa combinação genética, como surdez, cegueira, má formação dos olhos, infertilidade, etc. Normalmente estes cães são fáceis de identificar; devido à influência do gen duplo merle, eles normalmente são excessivamente brancos com pouca coloração e têm olhos pequenos. Devido a estes problemas, dois cães merle não devem NUNCA acasalar e nenhum criador responsável chegaria a cogitar tal hipótese. Não existe nenhum problema de saúde conhecido associado a merles normais heterozigotos.

Veja mais sobre o PADRÃO DA RAÇA CBKC, no site  da Confederação Brasileira de Cinofilia,

Fontes: http://altissimomedvet.blogspot.com.br/2009/09/toxicidade-da-ivermectina-em-caes-da.html)  e Gabriela Almeida www.bordercollie.com.br